Com um atendimento personalizado, formação continuada e consultorias, o Instituto Capilare completou três anos de atuação no mês de novembro. Mas antes dessa marca nascer, sua fundadora Margaret Siqueira já estava atuando no ramo da beleza desde 2009.
“Quando comecei a trabalhar com venda de cosméticos, eu não sabia conversar com essas pessoas. Eu só repetia o que a empresa me falava. Fui percebendo que eu precisava ter uma linguagem mais chamativa e inteligente para as clientes terem mais interesse. Em 2010, conheci a transição capilar e percebi que existia um público que não se conectava com o liso, com o loiro. Eu comecei a estudar e a desenvolver um trabalho com esse público que não se sentia acolhida pelo mercado. A partir daí, eu estudei mais, e comecei a me especializar”, lembrou Margaret.
Em 2017, a empreendedora participou de um Programa Avançado de Preparação do Profissional para o Mercado da Beleza. Esse projeto tinha o foco em gestão e foi nele que ela percebeu que as pessoas não entendiam o seu trabalho.
“Eu fazia várias coisas e as pessoas não estavam entendendo. Aí veio a estratégia da marca. A construção da marca teve o fundamento dentro daquilo que nós fazíamos, trabalhar com o desenvolvimento de pessoas, seja no contexto de atendimento, ressignificar a beleza, e a transição capilar assistida”, explicou.
Três anos depois, basta as pessoas olharem para a logo do Instituto Capilare que elas já a marca. “Hoje, quando as pessoas olham para a nossa logo, elas já sabem o que nós fazemos. A nossa marca tem a construção familiar. Queremos conectar as pessoas através deste contexto de trazê-las para o ramo do empreendedorismo”, disse
“Fazemos tudo empatia, resiliência, com um olhar diferente, a onde o compartilhamos os ensinamentos com generosidade. O sucesso para a nós tem haver com o bem que fazemos na vida das pessoas.”
Trevo de 4 folhas
Como representante da marca de cosméticos Granda, em 2018, Margaret participou de uma convenção em São Paulo. A cada edição desse evento, um distribuidor recebia um prêmio de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Segundo Margaret, foi uma surpresa a recepção que o Instituto Capilare teve nesse encontro.
“Quando nós chegamos, todo mundo queria conversar com a gente, porque eram fãs do nosso trabalho. Eles queriam saber como desenvolver a marca, como a gente fazia as coisas. As pessoas falavam que o Instituto Capilare seria o vencedor daquele ano. Eu não esperava que a minha família seria a vencedora e foi uma surpresa. O que mais me marcou nesse prêmio é que eles associaram essa vitória a música trevo de 4 folhas. Esse foi um dos momentos marcantes da nossa história. Somos uma família e fazemos as coisas juntas”, disse.
Trabalhar em família
Juntamente com Margaret e o seu marido Antônio, suas duas filhas trabalham no Instituto. Cada uma delas exerce uma função. Para Margaret, empreender em família é incrível, apesar dos desafios.
“Em 2016 foi o momento em que a família se uniu para desenvolver. As meninas estudaram, fizeram parte do projeto e depois foram se encaixando dentro do contexto do Instituto Capilare. Tudo o que a nossa marca trás é muito intenso, porque nós temos o mesmo propósito, temos os mesmos valores. Hoje, o nosso maior objetivo é desenvolver pessoas. Nós acreditamos no potencial das pessoas. E empreender em família é uma oportunidade de construir coisas juntos para as gerações futuras”, disse.
As alunas
A busca por novas oportunidades, conhecimento técnico e o crescimento profissional são alguns dos motivos que centenas de alunas procuram o Capilare.
“As pessoas vêm em busca de oportunidade. Muitas delas chegam aqui sem visão, sem perspectivas, mas acreditando que esse mercado vai abrir novas portas. Esse universo acadêmico, a educação continuada, trás essas oportunidades. Temos muito orgulho das pessoas que terminam o projeto, porque elas mudam de vida. Elas percebem que o espaço de beleza é um espaço de saúde. Esse profissional, quando passa pelo Instituto Capilare, começa a trabalhar muito mais, trabalha com uma nova linguagem”, ressaltou Margaret.
“Empreender beleza é diferente daquele antigo conceito que se a pessoa não tinha opção ela abria um salão. Empreender beleza traz uma nova geração de profissionais, que são profissionais à frente do mercado e eles tem um cunho acadêmico, porque eles estão preocupados com o cliente como um todo.”
Meu legado
Ao olhar para a história do Instituto Capilare, que completou 3 anos, Margaret sublinha que essa instituição será o seu legado. “É o que eu vou deixar para outras gerações. Essa marca representa igualdade, um olhar carinhoso, um olhar que mostra que a nossa estética não está errada, mas que ela precisa ser valorizada e que nós podemos sentir bem com nós mesmas”, finalizou.