Em sua caminhada, o Instituto Capilare vem acompanhando e colaborando com a trajetória profissional de inúmeras pessoas. Para lembrar um pouco das histórias que compartilhamos e fortalecemos no mercado da beleza, a série “Minha Trajetória” irá apresentar relatos de ex-alunos do instituto. A primeira história que iremos apresentar é da Sinha Marques.
Confira a entrevista:
– O que inspirou sua trajetória como empreendedora?
Eu venho de uma família de cabeleireiros. Meu pai trabalhou a vida inteira como barbeiro e cabeleireiro. Eu trabalhei muitos anos no salão da minha irmã, que era num salão grande e de referência na minha cidade. Decidi empreender porque queria um trabalho com minha cara, com meu estilo.
– Na sua opinião, qual o segredo para o sucesso na sua área de atuação?
O segredo é estudar, se aperfeiçoar e conhecer cada vez mais o que você faz. Se dedicar para que essa expertise seja reconhecida pelos seus clientes e pelo mercado à sua volta.
– Sabemos que o mercado mudou muito. Como você vê esse momento da beleza?
O mercado de beleza tem mudado há alguns anos. Hoje, o profissional de beleza, também precisa ser reconhecido como profissional de saúde. Esse momento é aquele que nos leva realmente a enxergar que quem tinha se preparado com antecedência, de alguma forma tinha serviços relacionados à Terapia Capilar, a cuidados diferenciados aos clientes, conseguiram se sobressair na crise. Aquele salão que vivia de fazer corte e escova (nada contra, afinal também ofereço esses serviços no meu espaço), acabou sendo deixado de lado muito rápido.
No início da pandemia, as pessoas ficaram sem sair de casa. E cortar e/ou escovar os cabelos, passaram a ser opções que poderiam ser deixadas pra depois. A expertise de ajudar seu cliente, mesmo à distância, com consultoria, produtos home care, fizeram diferença.
Enxerguei nitidamente que os serviços que tiveram uma procura aumentada logo que reabrimos foram os de Terapia Capilar (pois além da doença em si, o próprio momento de stress levou muita gente a ter queda e distúrbios de couro cabeludo) e os serviços de Químicas de Transformações de estrutura (coisas que as pessoas não conseguem fazer sozinhas). Neste momento as pessoas estão carentes de ser cuidadas e querem profissionais capacitados para isso.
– Comente três lições/aprendizados que foram fundamentais na sua carreira até aqui.
Como a minha família já trabalhava na área da beleza, comecei me especializando em cabelos crespos. Nos anos 90, onde o permanente afro era a grande sensação, minha irmã era técnica de uma empresa Norte Americana e eu comecei a ajudar. Então ao mesmo tempo que tive a oportunidade de começar com profissionais experientes, tive também que me aperfeiçoar rapidamente. A grande lição que tive com isso, foi que desde o início da minha carreira tive que ser sempre muito técnica e tive a oportunidade de aprender cada ferramenta química em seu momento. A cada lançamento, a cada nova técnica que surgia.
Quando eu decidi empreender, abri um Espaço de Beleza com uma irmã que é esteticista. Naquele momento, a Grandha, estava lançando a desintoxicação de fios, e eu quis saber do que se tratava. Trabalhava há muitos anos com uma empresa multinacional, tinha ganho prêmio nacional de alisamento e acabei ficando anos fazendo as mesmas coisas, por não achar que precisava de coisas novas. Quando fiz a formação em Terapia Capilar, meu mundo renasceu. Sempre gostei muito de estudar. Conheci pessoas que estavam na mesma vibração que eu. E a partir daí, fiz graduação, pós-graduação… entendo que toda a experiência que tenho, se consolidou com a educação e estar com pessoas em sintonia comigo, me faz sentir mais forte, mais apoiada. Recebi o convite para ser Técnica da Grandha. Aí é que essa parceria se consolidou mesmo, não só com pessoas, mas com uma Empresa que cresce a cada dia. A lição que ficou foi: não dá pra ficar parada.
Este momento que estamos vivendo também tem sido de grande aprendizado pra mim. Percebi que as Empresas que oferecem serviços personalizados, conseguiram seu lugar ao sol. Mesmo em meio à pandemia.
Eu saí de um salão grande e abri um espaço de Beleza e saúde, estilo atelier, com equipe enxuta. Naquele momento, estava feliz, mas hoje, tenho certeza que fiz a escolha correta. O futuro de nossa profissão está sendo moldado na saúde, no cuidado. Consigo enxergar que estar em parceria com uma Empresa que enxerga o mercado desta forma, também é fundamental. O acolhimento e o arregaçar das mangas me deixa mais fortalecida.
A grande lição que estou aprendendo é que cuidar de pessoas, além da Beleza, tem sido a nossa missão.
Para acompanhe os trabalho da Sinha Marques pelos perfis no Instagrma:
@educadorasinhamarques
Espaço Formas
@espacoformasscabelo