fbpx

Neste mês de março celebramos o Dia Internacional da Mulher. Uma data de reflexão, mas também de lembrar a importância feminina em todos os setores da sociedade.

No mercado da beleza foram inúmeras as mulheres, que com coragem, ousadia, vontade de fazer a diferença, criaram soluções e produtos que revolucionaram a área. Conheça duas dessas mulheres:

Madam CJ Walker 

Uma mulher negra que transformou não só a sua vida como a de várias outras mulheres. Conhecida como “Madam C.J. Walker”, Sarah Breedlove (1867 – 1919) entrou na história como a primeira mulher norte-americana que ficou milionária com seus próprios méritos. Sarah era a quinta de seis filhos de um casal de escravos e via seus cabelos caírem por infecções no couro cabeludo causadas pela falta de condições básicas de higiene. Ela percebeu que isso acontecia com o cabelo de outras mulheres negras como ela e resolveu buscar uma solução definitiva. Assim, ela estudou e criou o primeiro shampoo e a primeira pomada para cabelos crespos do mundo, os produtos estimulavam o crescimento dos fios e protegiam a raiz dos cabelos. Os cosméticos fizeram muito sucesso. Sua determinação e coragem foram grandes aliadas em sua caminhada profissional, e ela também desenvolveu um sistema de vendas porta a porta e, anos depois, uma metodologia de treinamento para outras mulheres que queriam comercializar seus produtos da mesma forma. Madam CJ Walker expandiu seu negócio por todo EUA, fundou sua própria fábrica de cosméticos e abriu filiais dela em outros países da América Latina.

Helena Rubinstein

Moça simples, mas dona de uma mente inovadora. Essa é Helena Rubinstein, considerada a primeira empresária da área da beleza e primeira profissional de estética do mundo. Helena nasceu na Polônia no final do século 19. Ela aprendeu com sua mãe a importância de  cuidar da pele para proteger do frio europeu com cremes específicos. Percebendo a importância dos produtos que usava, aos 24 anos, Heelena foi para a Austrália levando as máscaras que ganhou de sua mãe com a intenção de vendê-las. Os produtos foram um sucesso e ali ela viu uma oportunidade de crescer. Com o passar dos anos, ela aprendeu sobre farmácia e começou a fabricar os próprios produtos cosméticos. Ela também chegou a abrir seu próprio instituto de beleza, expandiu seu negócio para outros países da Europa e Oceania, criou a primeira loja de cosméticos do mundo, ajudou no desenvolvimento do primeiro SPA e consagrou-se como a mulher que inventou o mercado da beleza.

Fotos e informações: Wikipédia

SHARE ARTICLE SHARE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *