Juntamente com as máscaras e o distanciamento social, a pandemia provocada pela Covid-19 impactou o hábito de consumo das pessoas. Neste novo cenário, o mercado da beleza, da moda e do turismo, assim como outras áreas, precisaram se adaptar diante desse novo perfil de consumidor.
Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), denominada “Transitório ou permanente: a pandemia e o novo comportamento do consumidor”, ressalta essa realidade e aponta que 72% dos brasileiros alteraram seus hábitos de consumo nos últimos seis meses.
Agora as pessoas estão dentro de casa e o tempo de navegação nos sites de e-commerce aumentou, principalmente em cidades onde o comércio físico continua fechado. A presença nos perfis de lojas nas redes sociais também ganhou uma constância maior e produtos que antes não consumidos com frequência começaram a ganhar espaço na lista de prioridades.
Os dados da pesquisa também apontam que os setores mais impactados, isto é, aqueles cujos consumidores reduziram as compras, foram roupas e calçados (42%), viagens a turismo (30%) e atividades físicas (27%). Além de mostrar que 72% dos entrevistados passaram a cozinhar mais em casa e 42% disseram praticar mais atividades físicas no ambiente doméstico.
Para a Federação, ainda que a maior parte das mudanças provocadas pelo distanciamento seja provisória, alguns padrões de comportamento devem ser permanentemente alterados, como o trabalho remoto, a diminuição das viagens a trabalho e o crescimento dos cursos e eventos online.
Independente do setor, a pandemia está trazendo ensinamentos e apresentando novos caminhos para os empreendedores brasileiros. Diante desse novo normal do consumidor, é preciso ficar atento para se atualizar e atender as necessidades de seu público.
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