Todos os anos, inúmeras mulheres passam pela transição capilar. Esse processo é caracterizado pela passagem dos cabelos quimicamente tratados para a textura natural, principalmente os cabelos cacheados e crespos. Segundo a mestranda em antropologia, Lídia Matos, durante a transição, muitas pessoas buscam apoio, receitas, produtos e técnicas sobre esse processo nas redes sociais.
No Instituto Capilare, as clientes/pacientes que vivenciam a transição capilar encontram um trabalho com orientação personalizada. Onde elas cuidam das necessidades do couro cabeludo, avaliam, tratam e mantêm a estética capilar.
Para entender um pouco mais desse processo, o blog do Instituto conversou com Ana Leopoldino, que está fazendo a sua transição capilar assistida no Capilare.
Instituto Capilare: Qual sua relação com seus cabelos?
Ana: O meu cabelo faz parte da minha identidade, quem eu sou e quem me mostrou ser. Hoje em dia tenho isso mais claro e quero cada vez mais me ver com meu cabelo natural e das diversas formas que posso modelá-lo.
Instituto Capilare: O que é a Transição Capilar para você?
Ana: Liberdade, é poder ser você mesma ou o que você quiser, sem ficar refém de um processo químico.
Instituto Capilare: Qual é a sua história em relação ao cabelo?
Ana: Comecei a alisar o meu cabelo com 14 anos de idade. Tinha muita dificuldade em cuidar do meu cabelo, por ele ser cacheado e muito volumoso. Procurei o caminho mais fácil, que foi o alistamento químico. Fiquei dependente desse procedimento por 12 anos, e foi no meio do caos de 2020 que pude parar para pensar e refletir que não queria mais ser refém de um produto, eu nem estava mais gostando do meu cabelo, só alisava porque aquilo já fazia parte da minha rotina.
Não quer dizer que eu não goste do meu cabelo liso, mas quero ter a opção de usar ele da forma natural e de qualquer outra maneira que eu queira.
Instituto Capilare: Qual é a sua experiência nesse momento de Transição Capilar assistida pelo Instituto Capilare?
Ana: É simplesmente maravilhosa! Quando decidi iniciar a transição, fiquei receosa e com medo de não conseguir levar isso a frente, por ter o pensamento de que é algo muito penoso. Porém, quando conheci o Instituto Capilare e todo o acompanhamento e tratamento que eles oferecem, eu percebi que dá para transitar de uma forma mais confortável e tranquila.
Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas sei que junto ao Instituto Capilare essa jornada será prazerosa.
Tem interesse em conhecer mais sobre a transição capilar assistida, entre em contato com o Instituto Capilare.