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Rotinas de tratamento personalizadas por curvatura

A personalização de serviços já é uma demanda intrínseca na área da beleza. Nos últimos anos, o boom pela transição capilar e o uso do cabelo natural evidenciou a grande diversidade de texturas capilares no Brasil e a apontou a necessidade de rotinas de tratamento personalizadas.


Dados recentes apontam que cerca de 70% dos brasileiros apresentam cabelos cacheados, crespos ou ondulados. Porém, “31% acreditam que não há produtos suficientes no mercado que ajudem a cuidar desse tipo de cabelo”. (Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco, citando pesquisa recente encomendada pela Unilever à Opinion Box em entrevista à Cosmetic Innovation).


Nos próximos anos, o setor de cosméticos deve expandir ainda mais a oferta de produtos específicos, de acordo com as características de cada tipo de cabelo.

Para se ter uma ideia, “segundo pesquisa da Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) em parceria com o Sebrae, nos últimos anos foi observado um aumento de 47% na busca por serviços específicos para os cabelos ondulados, cacheados e crespos dentro dos salões”. Contudo ,
“somente 11% do mercado de hair care corresponde a produtos para esses tipos de fios”. (Cosmetic Innovation).


Assim, ainda existe uma lacuna de mercado que precisa ser preenchida, para propiciar que os espaços de beleza tenham em mãos ferramentas cosméticas de performance profissional e ofereçam inovação e tecnologia cosmética personalizada para o perfil de cada cliente.


Terapia Capilar nas clínicas e salões de beleza


Com o crescimento da pesquisa científica em áreas como Cosmetologia e Tricologia e a chegada de novas ferramentas cosméticas no mercado, a área da beleza passará por uma renovação nos próximos anos através da implementação da Terapia Capilar. A tríade beleza, saúde e bem-estar integram um novo conceito de beleza baseado na sustentabilidade e no atendimento humanizado.


Nos salões, os serviços de embelezamento seguem aquecidos e devem conectar o cuidado
dos fios e do couro cabeludo por meio de fito cosméticos e recursos terapêuticos como o
Laser de baixa potência, a LEDterapia, a Alta Frequência, dentre outros.

Alta Frequência: tecnologia aliada à saúde capilar

Cosmecêuticos para o couro cabeludo


Um cabelo saudável é resultado do cuidado com os fios e o couro cabeludo. Essa percepção já alcançou muitos consumidores da beleza, que devem inserir produtos específicos como parte do seu kit home care. Tônicos para fortalecimento e crescimento capilar; tônicos para controle de oleosidade e caspa; máscaras e condicionadores relaxantes e anti-inflamatórios são alguns dos itens que estão ganhando espaço.

O tônico Black Tea da marca Grandha Hair Profissional é um exemplo dessa tendência. A formulação combina o extrato glicólico de chá preto com o óleo essencial de tomilho além do exclusivo Polluout Technology, ativo biopolimérico que reduz a adesão de partículas poluentes nos cabelos. O produto oferece proteção diária prevenindo o envelhecimento dos fios e estimula o folículo piloso.
A Fito Capillus Herbal Elixir Hair & Scalp Massage é um bálsamo de ação antioxidante, anti-inflamatória e calmante do couro cabeludo e revitalização da fibra capilar. Sua fórmula possui óleo de abacate, partículas hidrossolúveis de vitamina E, extratos glicólicos e óleos essenciais de lavanda, capim-limão e cânfora branca, além de salicilato de metila e ácido maslínico nanoparticulado.

Linhas como Alkymia Di Grandha, Fito Capillus e Flores e Vegetais devem conquistar adeptos(as) que buscam produtos amigos da microbiota do couro cabeludo (microbiota friendly). Como se sabe, a pele humana é habitada por inúmeros microorganismos e o desequilíbrio pode levar à uma série de disfunções. Assim, a manutenção e prevenção de diversas patologias também passa pelos cosméticos.


Alisamento ético


Os perigos das escovas ácidas com formol, acido glioxílico e seus derivados já foram apontados pela literatura acadêmica e profissionais de referência na beleza. Os riscos para a saúde geral e os danos causados aos fios e ao couro cabeludo têm impulsionado a busca
por novas alternativas de transformação capilar de forma segura.


Essa é a proposta do alisamento ético, que utiliza ativos cosméticas regulamentados e autorizados pela Anvisa. Dentre as ferramentas disponíveis estão os hidróxidos e o Tioglicolato de amônio e o Tioglicolato de AMP.

O Tioglicolato de AMP é um dos lançamentos mais recentes nos mecanismos de alisamento. Trata-se a associação do ácido tioglicólico com o amino metilpropanol que oferece oxirredução de baixa
intensidade. O ativo oferece altíssimo nível de tolerância com outras químicas capilares, não acidifica a fibra capilar, não promove desnaturação proteica e é regulamentado e reconhecido pela ANVISA. Sua tecnologia permite diferentes aplicações como redução de volume, alisamento, desintoxicação capilar e modelagem de ondas e cachos.

O atendimento ao público envolve uma complexidade de demandas relacionadas à estética
e saúde capilar. Segundo uma pesquisa da Euromonitor International realizada em 2021,
“as principais preocupações de cabelo entre os entrevistados de todas as raças e etnias em
2021 foram cabelos grisalhos, cabelos com caspa, cabelos ralos, pontas duplas e cabelos
oleosos”. (Cosmetic Innovation).

Os dados podem servir de inspiração para o
desenvolvimento de novos protocolos, com uma cartela de serviços que ofereça soluções
inovadoras para essas demandas.

Considerando os cabelos grisalhos como exemplo, o Black Touch Shampoo possibilita higienizar, condicionar, tonalizar e/ou escurecer. A formula propicia efeito progressivo de escurecimento por deposição e possui os óleos essenciais de sândalo amyris e patchouli, para uma experiência olfativa inigualável. Assim, o produto pode ser utilizado na rotina home care ou compor ainda um protocolo surpreendente nos salões de beleza e barbearias.

Dentre o público que se identifica como negro ou afrodescendente, a Euromonitor International aponta ainda outras preocupações frequentes como a “coceira no couro cabeludo, caspa, cabelos secos ou ásperos, difíceis de pentear e pontas duplas. O cabelo difícil de pentear, que ficou em nono lugar no total de entrevistados, figurou como a quarta preocupação de negros e afrodescendentes”. (Cosmetic Innovation)


Tais números demonstram a necessidade de direcionar cosméticos que proporcionam
equilíbrio, conforto e bem-estar para o couro cabeludo sem ressecar os fios e que ofereçam
também lubrificação e melhora na penteabilidade.

Assim, a chave para conquistar novos clientes está na compreensão do estilo de vida e das
particularidades de cada um. Investir em carreira é também um modo de se atualizar e estar
atento às pautas que devem guiar o mercado da beleza nos próximos anos.


Conclusão: conheça seu público e invista em educação

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